Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Anhanguera de São José dos Campos oferece atendimento gratuito de reabilitação para atletas com deficiência

Parceria com a Associação das Pessoas Portadoras de Deficiências visa atender esportistas da bocha paraolímpica e comunidade; faculdade já realizou 500 atendimentos para os associados desde 2018
A Anhanguera de São José dos Campos, em parceria com a Associação das Pessoas Portadoras de Deficiências (APPD), oferece atendimento gratuito de reabilitação para atletas da bocha paraolímpica, modalidade que já rendeu ao Brasil cinco medalhas nos Jogos Paraolímpicos. Os atendimentos são prestados por estudantes do último ano do curso de Fisioterapia da unidade, sob a supervisão de monitores fisioterapeutas.
Além de promover a inclusão, a proposta é melhorar o desempenho esportivo dos participantes: “entre os principais resultados observados com a aplicação do tratamento está a melhora das condições musculoesqueléticas dos atletas, o que impacta na performance e rendimento”, destaca Cláudia Miranda Russi, coordenadora da Clínica de Fisioterapia da faculdade.

Segundo a coordenadora, mais de 500 pessoas já foram contempladas pelos atendimentos, que além da prestação de serviços, visa promover a interação entre professores e estudantes da instituição com a comunidade.
“Mais do que o exercício da cidadania, é uma possibilidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e uma oportunidade para aliar conhecimento teórico à prática da profissão”, destaca Cláudia.
Os interessados em receber os atendimentos devem realizar um cadastro pelo e-mail appdsjc@gmail.com, informando o nome completo e telefone, ou pelo site https://www.appd.org.br/, para poder participar do processo de triagem e receber o benefício. As vagas são limitadas.

Impacto positivo

Segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22% da população em São José dos Campos, o que equivale a cerca de 140 mil pessoas, têm algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, física ou mental. Um dos caminhos para promover a socialização é a prática de esportes que, além de impactar positivamente na saúde, propiciando melhora na condição cardiovascular, coordenação motora e equilíbrio, melhora a autoestima dos participantes.