Alunos do 7º ano da EMIEF Marta Miranda Del Rey, no bairro Novo Horizonte, participam de projeto “O renascer artístico”, em que recriam obras renascentistas em atividade interdisciplinar orientada pelo novo currículo de educação.
São releituras de gênios como El Greco, Botticelli e Leonardo da Vinci, em que o aluno se insere na obra fazendo uso de habilidades e competências desenvolvidas em aulas de artes e de história a partir de um novo currículo que repensa o processo de ensino-aprendizagem.
O projeto objetiva ampliar o conhecimento específico sobre o uso da arte como registro do cotidiano, no caso o europeu no início do século XV, no qual as mudanças sociais e religiosas são expostas através de obras variadas. O projeto nasceu da intenção de inserir os estudantes nos bastidores de uma obra de arte, viabilizando uma análise da intencionalidade do artista. O projeto teve duração de um mês e termina em junho.
As obras recriadas pelos alunos ficaram expostas na escola junto com discursos que contam a experiência da atividade além do contexto da obra escolhida para socialização da comunidade escolar.
Na educação básica o ensino da Arte é componente curricular obrigatório e articula seis dimensões do conhecimento desta disciplina, sendo: criação – o fazer artístico; crítica – estimula ações e pensamentos que envolvem aspectos estéticos, políticos, históricos, sociais, culturais e filosóficos ; estesia – articula sensibilidade e percepção, expressão – manifestação de criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos individuais ou coletivos; fruição – deleite em participar de práticas artísticas e reflexão – construir argumentos a partir de processos criativos.
As competências específicas a serem trabalhadas em história, no sétimo ano são, de forma geral: conhecimento histórico; tempo histórico; fontes e pensamento crítico, diversidade e argumentação; deslocamentos e interações; historiografia/teoria e cultura digital e criticidade.