A cidade de Tremembé foi sede da Primeira Etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, a competição aconteceu no ultimo final de semana, dia 29 e 30 de abril, e contou com mais de 200 alunos de varias escolas da região Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Sul de Minas, divididos nas categorias sub 10, 12 e 14 masculino e feminino com a organização da AVPX. Numa competição bem disputada, com muita concentração e empenho os alunos do Projeto de Xadrez de Taubaté conseguiram ótimos resultados, os destaques foram, na categoria sub 10 feminino Anna Julya S Pereira vice-campeã e Alice Ribeiro Schiel 4ª colocada.
Na sub 10 masculino Heitor Santos Morais 4º colocado, na sub 12 feminino Rebeca Picchetti campeã, Maria Clara S Martins vice campeã e Maria Clara Mendes 4ª colocada, na sub 12 masculino João Vinicius Duarte vice campeão e Daniel Carvalho Rocha 5º colocado, na sub 14 feminino Akemi Takumi vice campeã e na sub 14 masculino Luiz Paulo O Nascimento campeão e Lucas Yang 5º colocado.
O Circuito de Xadrez será disputado em 05 etapas, a próxima será realizada no mês de junho no dia 24 na cidade de Pindamonhangaba, com os resultados na primeira Etapa dá mais confiança para os alunos de Taubaté à ganharem a competição, “não será fácil, mas os resultados nesta etapa da um combustível a mais para as outras que virão” disse o responsável pela equipe o técnico Ralfus Marcel.
O Circuito será disputado em cinco etapas nos meses de abril (Tremembé), junho em Pindamonhangaba, agosto em São José dos Campos, outubro em Jacareí e em novembro a final em Taubaté, com as datas ainda serem definidas pela organização. Serão premiados durante as etapas os 05 primeiros colocados de cada categoria, depois da ultima etapa os 10 melhores pontuados de cada categoria e as 03 escolas com mais pontuação receberão os prêmios.
O Circuito Escolar Valeparaibano já é uma tradição no meio enxadrístico do Estado de São Paulo, este ano será a 17ª edição, esperando mais de 1.000 enxadristas durante o ano na soma das etapas, pois a cada ano que passa o numero de participantes aumenta é a mostra que a pratica do xadrez no país esta crescendo cada vez mais.