Cinco alunos da escola EMEFM José Ezequiel de Souza receberam no dia 1º de junho, em São José dos Campos, medalhas de prata e bronze em cerimônia que premiou os destaques da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática da edição de 2018. A medalhista de ouro Larissa N. Leite receberá seu título das mãos do presidente da república no dia 8 de julho em Salvador, na Bahia.
A escola Ezequiel tem tradição em participações bem sucedidas na OBMEP, mas há 10 anos não possuía um medalhista de ouro, o que valoriza ainda mais o feito da aluna que cursava o 7º ano em 2018.
Os alunos premiados no último final de semana com medalhas de prata foram: José Osmar Salvati Jr., Zion Issami Shiga e João Pedro Kuroiji Bonani. E os medalhistas de bronze foram: Eduardo de Oliveira Lúcio e Vinicius Lucas de Castro. Além de menções honrosas a outros 10 alunos.
Neste ano, a Escola Ezequiel criou o projeto Clube da Matemática, com o objetivo de preparar alunos pré-selecionados para esse tipo de competição. São três turmas, compostas por cinco e seis jovens que têm aulas no contraturno escolar.
A 15ª edição da OBMEP realizou a primeira fase das provas em maio com a participação de 18,1 milhões de estudantes inscritos e 54.830 escolas participantes. Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é destinada a estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio com os objetivos de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.