Alunos dos 4º e 5º anos, do período integral, da Rede Municipal de Ensino de Taubaté participam do projeto “Soletrando para a vida”. A atividade teve início em 8 de agosto e a grande final acontecerá na Feira de Literatura Infantil de Taubaté (Flit).
A atividade foi desenvolvida nas salas de estudos das unidades escolares no início deste semestre. Em fase classificatória, 56 alunos passaram para a semifinal.
Este ano as atividades tiveram como tema o capítulo “O nascimento do Visconde”, do livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. A proposta vem sendo trabalhada com os alunos na oficina de estudos do período integral. A ideia é utilizar diferentes estratégias de ensino, com propostas lúdicas para despertar nos alunos o interesse em aprender e adquirir novas linguagens expressivas.
Os alunos iniciaram as disputas com colegas de sua escola. O vencedor representou sua unidade em competições regionais, que abrangiam grupos de escolas. Nos dias 8 e 9, Bianca Christine Moura Lima, 5º ano, da EMEF Ernani Gianico, e Yudi Cainã de Vasconcellos Tanigava, 6º ano, da EMEF Itaim, se classificaram para a grande final.
Nesta segunda e terça-feira, mais dois alunos se classificarão para a disputa final durante a Flit. Assim como o soletrando, os alunos da rede também participaram da Tabuada Sabugosa, propostas trabalhadas durante o ano todo nas oficinas do período integral.
Os objetivos do projeto “Soletrando para a vida” são: ampliar o vocabulário dos alunos de maneira lúdica e construtiva, incentivar a leitura e a busca por significados das palavras do livro de Monteiro Lobato, reforçar a oralidade, ser capaz de escrever e compreender as palavras lidas, além de proporcionar o manuseio do dicionário estimulando a compreensão do mesmo para a busca da grafia correta e o significado das palavras.