Licitações foram abertas com atraso pela Prefeitura
Os 90 mil alunos das escolas da Rede Municipal de Taubaté voltam às aulas nesta segunda-feira, 6, sem uniformes e material escolar. O motivo é o atraso nas licitações abertas para a compra desses itens.
A licitação para o material escolar foi aberta em novembro e, por contestação de edital, o processo de compras se atrasou. Nessa compra de material escolar, cada kit custaria cerca de R$ 243, o que faria o valor da licitação ultrapassar os R$ 20 milhões. Entretanto, o valor dos kits custará a metade do preço, porque a compra está sendo feita por dois anos letivos; dos anos 2023 e 2024.
A Secretaria de Educação informou que esta compra duplicada resolverá o problema da entrega do material, antecipadamente, do ano letivo de 2024.
A licitação está sendo problemática porque foi aberta somente em novembro, com prazo exíguo para a compra. Também a entrega dos uniformes sofrerá atraso, e deverão ser entregues aos estudantes a partir de março.
Licitação – Os órgãos públicos sabem há muito tempo que as grandes compras de material escolar, uniformes, medicamentos, materiais para obras demoram até seis meses para finalização.
Para remediar a falta de material, a prefeitura vai pedir o básico ao Governo do Estado.