Escola da capital oferece meditação
Depois de encarar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo, dia 3, os alunos da rede estadual de São Paulo estão se preparando durante toda a semana para a segunda parte do exame. No próximo domingo, dia 10, os participantes terão de fazer as provas de ciências da natureza e matemática.
Na Escola Estadual São Paulo, a professora de matemática Kathia Ceccon criou fichas com questões do Enem de anos edições anteriores. Elas são distribuídas aleatoriamente aos alunos, que precisam responder cinco delas. Em seguida, eles conduzem a aula para compartilhar acertos e erros, conclusões, dificuldades, e observações encontradas.
Na mesma escola também há o Clube Juvenil de Estudos, conduzido pelo grêmio com o objetivo de preparar os alunos para as provas do Enem e vestibulares.
Na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, os alunos das 3ª séries do ensino médio vão participar nesta sexta-feira, dia 8 de atividades de meditação para aliviar o estresse e ativar a memória. A ideia é que o exercício ajude os participantes a chegarem no Enem mais concentrados e tranquilos.
Durante a semana os alunos dos terceiros anos também tiveram programação especial com “aulões” ministrados por professores convidados.
Acolhida no local de prova
Na Escola Estadual Comendador Emilio Romi, em Santa Bárbara D’Oeste, professores, gestores e pais fazem um momento de acolhida aos alunos que estão na maratona de provas do Enem.
Desde 2013, quando a unidade passou a ser integral, é montado uma tenda no local de prova com maior concentração de alunos da escola onde os alunos recebem um carinho da comunidade escolar, além de um kit com caneta, chocolate e água.
O gesto já se tornou uma prática da escola, que no primeiro dia de provas acolheu cerca de 150 estudantes. De acordo com o diretor Carlos Negro, o momento também marca o início de um no ciclo para os alunos que estão se despedindo da rotina na unidade de ensino.
“Para nós é muito gratificante esse momento, é um acolhimento para mostrar aos nossos alunos que é hora de colocar em prática seus projetos de vida, além de ser um carinho nosso e um agradecimento pela dedicação deles durante todo o ano”, afirmou.