Search
terça-feira 8 outubro 2024
  • :
  • :

Alunas do Vale do Paraíba participam do Parlamento Jovem Paulista

Em todo o estado, foram escolhidos 47 projetos de lei desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada; vencedores serão recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
28 alunos da rede estadual participam do Parlamento Jovem Paulista Edição Especial 2018, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Entre eles, há duas estudantes do Vale do Paraíba. Os jovens parlamentares apresentarão e votarão as propostas conforme os trâmites previstos pela instituição. No total, foram selecionados 47 projetos de lei escritos por alunos de todo o Estado, entre 14 e 21 anos, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico, em escolas públicas e privadas.
Durantes esses dois dias, os alunos eleitos serão recebidos na casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.
Alice Vitória dos Santos Pinheiro, aluna da EE Dona Benedita Freire de Macedo, em Jacareí, propõe que estudantes de universidade públicas e bolsistas beneficiados por programas governamentais prestem serviços em escolas públicas de São Paulo como atividade complementar. “É indispensável universalizar a relevância da aprendizagem reduzindo distâncias e aproximando as pessoas”, comenta Alice.
Outro projeto da região foi escrito pela Giulia Dantas Gomes, matriculada na EE Olímpio Catão, em São José dos Campos. A proposta da jovem é que alunos do Ensino Médio e Superior do estado de São Paulo prestem serviço voluntário em troca de créditos para compra de livros e material escolar. “O trabalho voluntário que apoia a comunidade é educativo e ajuda cada um a evoluir como pessoa, tornando-se mais solidária e sociável”, afirma a estudante.
Cidade em Jogo

Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.

A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador. Para utilizar o game, é necessário acessar o site http://cidadeemjogo.org.br/.