Rafaela dos Santos, do 9º ano da EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, no Sítio Santo Antônio, descobriu um asteroide. Além de identificar a rocha, a aluna pode simular sua órbita, além de Marte.
A International Astronomical Search Collaboration (IASC), que é a instituição que desenvolve e coordena o projeto mundialmente, é quem faz a verificação e a validação de se tratar de um corpo rochoso ainda não avistado.
Além dela, dois professores da rede municipal também descobriram asteroides. Elizete Aparecida de Almeida e Guilherme Pupo Falconni também tiveram o reconhecimento da IASC.
Rafaela, de 14 anos diz “foi bem legal e algo novo para mim. Nunca havia me envolvido em um projeto desse tipo. Sempre gostei de Astronomia que quando soube que era realmente um asteroide, eu fiquei muito feliz. Querendo ou não, não é sempre que você encontra um asteroide. E não é uma vitória só para mim, mas para a escola e para Taubaté”.
“Caçadores de Asteroides” consiste em um esforço global para identificação de asteroides desconhecidos, usando imagens do telescópio Pan-STARRS, localizado no Hawaii, Estados Unidos. O projeto é parte de um grande programa de Ciência Cidadã, apoiado pela NASA.
A importância desse trabalho se justifica pelo imenso número de rochas espaciais que vagam pelo espaço sem ainda terem sido detectadas e devidamente monitoradas aqui da Terra. Como algumas delas podem oferecer risco existencial para a humanidade e a biosfera, é muito importante identificá-las, para nos antecipar a qualquer problema futuro.
Interessados em integrar e formar novas equipes podem participar e as inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3B9MosF. A oportunidade é destinada tanto a alunos e professores, de escolas da rede municipal, e também para a população em geral, com entusiastas da Astronomia.