Porta-voz: Pierre-Emmanuel Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil e Vice-presidente Jurídico e de Compliance na América Latina concedem entrevista ao DT
Qual a sua avaliação sobre a trajetória da Alstom em seus 65 anos de Brasil? Como a Alstom tem contribuído para o desenvolvimento econômico do país?
A Alstom tem contribuído fortemente para o desenvolvimento do setor de transporte ferroviário. Atualmente, por exemplo, a empresa fabrica e oferece produtos e serviços para algumas das principais operadoras de passageiros do país, como os Metrôs de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF) e o VLT do Rio de (RJ). Além disso, a Alstom tem um histórico de implementação de soluções tecnológicas para operadoras de transporte de carga, como a Vale.
Qual é o principal destaque para Taubaté?
Estamos honrados com as conquistas realizadas ao longo dos 65 anos de Alstom no país, e anunciamos contratos da unidade brasileira para projetos relevantes e de alto impacto para a mobilidade urbana em cidades do Brasil e do exterior, com produção na fábrica de Taubaté (SP). Desta forma, a empresa ampliará ainda mais a sua participação no setor, levando oportunidades para a região, com destaque para a exportação de trens para a Romênia e Taiwan. A fábrica de Taubaté é a única da Alstom na América Latina e está capacitada para atender projetos no Brasil e no mundo – nos últimos anos, além de produzir os carros para o VLT carioca, também atendeu os mercados da Argentina (metrô de Buenos Aires) e Chile (Metrô de Santiago).
Quais os diferenciais que tornaram a fábrica de Taubaté a escolhida para dar rumo aos projetos?
A cidade de Taubaté, em particular, e a região do Vale do Paraíba, de modo geral, possuem um parque industrial altamente desenvolvido, fator que conecta a companhia com a população e com o desenvolvimento da região. Essa fábrica tem uma localização estratégica entre os dois maiores centros consumidores do país, São Paulo e Rio de Janeiro, o que ressalta a importância da região para a América Latina. Além disso, a fábrica da Alstom em Taubaté é referência na produção de carros em aço inoxidável. Outro ponto importante que diferencia a planta é a mão-de-obra capacitada e qualificada.
Quais são os principais projetos da Alstom previstos para a fábrica instalada em Taubaté?
Coincidindo com a celebração dos seus 65 anos no Brasil, anunciamos novos contratos para a produção de trens na fábrica de Taubaté. Um deles é a Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo, um contrato com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), cujo principal sócio é o Grupo Acciona. A Concessionária é responsável pela retomada da Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo e, nesse contrato, a Alstom fornecerá 22 trens, com seis carros cada. O início das entregas está programado para o primeiro semestre de 2024. Outro projeto é a extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei, em Taiwan. Esse contrato é para o fornecimento de 16 trens Metropolis (de quatro carros) com sistema de sinalização Communication Based Train Control (CBTC) Urbalis 400, sistema Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA) e portas de segurança nas plataformas. A primeira fase do contrato foi assinada em 2018. Ao todo, a Alstom Brasil será responsável pelo fornecimento, teste e comissionamento de 35 trens que serão fabricados na cidade já partir de 2021. Também temos o projeto Metrorex, que é o Metrô de Bucareste, na Romênia, em um contrato para fornecimento de 13 trens, com 78 carros ao todo, para atender a nova linha M5, inaugurada recentemente. Em uma segunda fase, esse contrato pode ser estendido para mais outros 17 trens.
Qual é a visão de futuro da Alstom?
A Alstom apresenta um importante passo aplicado aos seus negócios e que tem gerado resultados sólidos. O plano estratégico, intitulado “Alstom in Motion”, tem uma ambição clara: ocupar a liderança global em inovação em mobilidade sustentável e inteligente até 2025.
A mobilidade urbana se apresenta como um grande desafio hoje e para o futuro. Como a Alstom está inserida nesse contexto de busca por soluções?
A Alstom trouxe ao mercado uma nova versão de Mastria, a primeira solução de supervisão multimodal e orquestração de mobilidade do mundo, que usa a Inteligência Artificial para fornecer às operadoras e autoridades de transporte ferramentas aprimoradas de gerenciamento de fluxo de passageiros. A solução permite que os operadores adaptem sua oferta com facilidade e em tempo real aos diversos protocolos de distanciamento social e para evitar aglomerações de pessoas, que surgiram devido à pandemia do Covid-19. Todos os especialistas concordam que o transporte público, e particularmente o ferroviário, continuará a ser a espinha dorsal da mobilidade urbana. A inteligência artificial será o nosso melhor parceiro de viagem nesta nova era da mobilidade.
Alstom no Brasil anuncia grandes projetos no setor ferroviário
Coincidindo com a celebração dos seus 65 anos no país, a Alstom anuncia novos contratos para a fabricação de trens em sua fábrica, na cidade de Taubaté:
– Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo: trata-se de um contrato com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), cujo principal sócio é o Grupo Acciona. A Concessionária é responsável pela retomada da Linha 6 – Laranja de Metrô de São Paulo. A Alstom fornecerá 22 trens, com seis carros cada. O início das entregas está programado para o primeiro semestre de 2024.
– Extensão da Fase 2 da Linha 7 do Metrô de Taipei, em Taiwan: esse contrato é para o fornecimento de 16 trens Metropolis (de quatro carros) com sistema de sinalização Communication Based Train Control (CBTC) Urbalis 400, sistema Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA) e portas de segurança nas plataformas. A primeira fase do contrato foi assinada em 2018. Ao todo, a Alstom Brasil será responsável pelo fornecimento, teste e comissionamento de 35 trens que serão fabricados na fábrica de Taubaté (SP), já partir de 2021.
– Metrorex / Metrô de Bucareste (Romênia): primeiro contrato de Material Rodante da Alstom no país para o fornecimento de 13 trens (78 carros ao todo) para atender a nova linha M5, inaugurada recentemente. Numa segunda fase, o contrato pode ser estendido para mais outros 17 trens.
Trajetória da Alstom no Brasil
A Alstom tem participado ativamente do desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, contribuindo para o progresso social, sempre respeitando o meio ambiente. Sua história iniciou em novembro de 1955, quando o Rio de Janeiro sediou a assembleia da constituição da Mecânica Pesada S.A.. Neste período, o grupo Schneider, do empresário francês Charles Schneider, se tornou o principal acionista da empresa, resultando no desenvolvimento da Alstom no Brasil. No setor de transportes, no qual a Alstom se dedica exclusivamente desde 2015, tem presença marcante desde o início da sua operação no país.
Em sua trajetória, a Alstom passou a liderar o mercado brasileiro de equipamentos para transporte metroferroviários e se tornou protagonista de grandes momentos do setor ferroviário: primeira fábrica de trens de passageiros do país e o maior acordo de exportação do setor metroferroviário brasileiro, contrato firmado em julho de 2002 para o fornecimento de carros para os metrôs de Santiago, no Chile, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2014, a Alstom Brasil participou do maior projeto da história para trens suburbanos na África do Sul.
Durante todos esses anos, a Alstom se destacou pelo pioneirismo e inovação, tendo sido a primeira fabricante de sinalização ferroviária do Brasil e a primeira a trazer a solução 100% livre de catenária da América do Sul.
A contribuição da Alstom ao setor de transporte ferroviário é comprovada por produtos e serviços nas principais operadoras de passageiros do país, como os Metrôs de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF) e o VLT do Rio de Janeiro, um marco para a cidade e para o País.