Search
sábado 25 janeiro 2025
  • :
  • :

Aldeia outro mundo, em Lagoinha, recebe o projeto ‘Santo de Casa’

O domingo amanheceu nublado e com o sol acanhado. Mesmo assim, a equipe do ‘Santo de Casa’ acordou cedo e, após se reunir para o café, rumou até Lagoinha. A Kombi do Projeto Kilometrarte percorreu pouco mais de 72 km em uma hora e meia pela Rodovia Oswaldo Cruz e Rodovia Nelson Ferreira Pinto, até chegar a Aldeia Outro Mundo, no Bairro Mandutinho, zona rural do município.

Pouco a pouco os integrantes foram chegando para participar das atividades. De início, tiveram acesso a exposição monitorada do artista plástico e santeiro Alexandre de Morais, o Xandi, pesquisador do gênero ‘paulistinha’, minis esculturas características do interior paulista, especialmente do Vale do Paraíba, nos séculos 18 e 19. Na sequência, o proponente Luiz Claudio Daniel apresentou os objetivos das ações e contou sobre a importância, contexto histórico, social e cultural das ‘paulistinhas’ para região e Estado de São Paulo.

Com os alunos já acomodados e orientados sobre as medidas de combate e prevenção à Covid-19, chegou a hora de colocar literalmente a mão na massa. Os alunos tiveram a oportunidade de elaborar livremente a imagem de devoção. A aposentada Adua Defourny, de 85 anos, resolveu fazer a imagem de Santa Teresinha. O estudante Raul Maciel, de 10 anos, escolheu fazer São Francisco. “Por ele ser o protetor dos animais”, disse. Já o arquiteto César Augusto da Costa escolheu fazer o Preto Velho. “Por ter afinidade com os orixás”, revelou.

A engenheira química Ivana Klava optou por esculpir a imagem de Santa Sara, padroeira do povo cigano. A filha de Ivana, Isis Defourny Klava, escolheu Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Os irmãos gêmeos Paulo Henrique Romão Faustino e Luiz Fernando Romão Faustino moldaram Santo Antônio e Buda, respectivamente. “Fiz Santo Antônio em homenagem a meu avô, que tem esse nome”, contou Paulo Henrique.

O oficineiro Alexandre Morais, durante toda o evento interagiu com os participantes, dando-lhes dicas de manuseio, modelagem, simetria, formato, ponto da argila, altura da peça, construção da base, entre outras informações. Ao final, o professor demonstrou-se satisfeito com o resultado. “A oficina ocorreu em um ambiente que já emana arte. Cada detalhe foi pensado para inspirar quem frequenta o lugar. O resultado em Lagoinha foi muito bom, pois os alunos tiveram afloradas as sensibilidades artísticas”, contextualizou.

Luiz Claudio Daniel disse que o dia foi de aprendizado também para a equipe. “Viemos à Aldeia Outro Mundo para transmitir um pouco do nosso conhecimento sobre as ‘paulistinhas’. Porém, aprendemos grandes lições como valorização da sustentabilidade, integração ser humano e meio ambiente e interação entre o tradicional e as novas tecnologias. O espaço por si só é uma grande obra de arte organizada pelo empresário Defo e sua equipe”.

O Projeto ‘Santo de Casa’, desenvolvido em parceria pelo Projeto Kilometrarte e a TV Cidade Taubaté, está sendo executado com apoio do ProaC Expresso (programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo), edital 10/2019. Já foram feitas edições em São Bento do Sapucaí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira. Ainda estão previstas edições em São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra e Santo Antônio do Pinhal.

 

 

Saiba mais em:

https://www.facebook.com/santodecasaproac/