Benefício abrange profissionais autônomos e taxistas que atuam como Microempreendedor Individual – MEI
O governador Geraldo Alckmin assinou na segunda-feira, dia 8, decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (RICMS) e prorroga até outubro deste ano a isenção do ICMS concedida na aquisição de veículos utilizados como táxi. A medida beneficia os cerca de 60 mil taxistas profissionais autônomos e também os que atuam como Microempreendedor Individual – MEI no Estado de São Paulo.
“Hoje assinamos o decreto que estabelece isenção de ICMS para renovação da frota de táxi no Estado de São Paulo. Isso é um triplo benefício. Para o taxista, que consegue trocar de carro com um preço mais barato. Beneficia o emprego, porque a indústria automobilística é uma cadeia produtiva muito longa. E o terceiro beneficiado é a sociedade, as pessoas precisam do táxi, que é um serviço importante, e então vão poder utilizar um veículo novo com toda segurança”, destacou o governador.
A isenção do imposto – de 12% no Estado de São Paulo – terá vigência até 31 de outubro para as saídas promovidas pelos fabricantes de automóvel e para as vendas realizadas pelas concessionárias.
A prorrogação da isenção foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do Convênio ICMS-49/2017.
“A isenção é até outubro, mas já vamos solicitar ao Confaz permissão até 2022, porque é o prazo do IPI. Assim, terá a isenção estadual e a federal”, anunciou Alckmin.
Para usufruir da isenção, é necessário que o profissional exerça, há pelo menos um ano, a atividade de condutor autônomo de automóvel de passageiros, na categoria de aluguel (táxi), e que não tenha comprado nos últimos dois anos veículo com isenção do ICMS.
Além disso, para adquirir um automóvel utilizando o benefício, o taxista deverá apresentar comprovação de que possui licença para o exercício da atividade de serviço de táxi. Também é necessária cópia da autorização expedida pela Receita Federal do Brasil concedendo isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas
maio 10, 2017RedaçãoEconomiaComentários desativados em Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistasLike
Previous PostLegislativo: Aprovadas comendas para padre Rodrigo e radialista Pedro Luiz
Next PostCafé com Viola: Taubaté recebe 5º Encontro de Violeiros da Região Metropolitana do Vale do Paraíba