Líquido interessante esse, né? A água não tem sabor, não tem cheiro, não tem cor e não vivemos sem ela. Uns preferem à temperatura ambiente e outros (como eu) preferem gelada.
Considerada o solvente universal, remove quase todo tipo de sujeira e usamos para tudo no nosso dia a dia, além de, é claro, matar a nossa sede.
Então, se necessitamos tanto, por que cuidamos tão mal? Por que a desperdiçamos tanto?
Quem nunca viu uma mangueira aberta despejando água para o nada? Ou alguém desperdiçando água enquanto “molha” o jardim, a grama, as plantas, ou ainda “varrendo” a calçada com a água que sai das mangueiras? E quem lava o carro utilizando mangueiras e desperdiçando o precioso líquido? Existem até, por mais absurdo que pareça, pessoas que lavam calçadas na chuva! Acredite, eu já vi! E os exemplos de desperdícios não param.
A grande maioria das pessoas, mantém a torneira aberta enquanto escovam os dentes, fazem a barba, lavam a louça ou mantém o chuveiro aberto enquanto se ensaboa. Haja desperdício! E me corta o coração ver tanta água tratada sendo usada para descarga. E o pior, quem nunca viu uma tubulação de água rompida e jorrando água por horas, até que o conserto seja feito? Água tratada, sendo desperdiçada! Quer ver outro grande desperdício? A água da chuva. É muita água que cai em nossos telhados e deixamos ir embora. Tanta água que poderia ser aproveitada nas descargas, nas lavagens do carro, para molhar plantas, gramados, para lavar o chão, o banheiro. Que quantidade enorme de água poderia ser reaproveitada.
Certa vez, parei em um semáforo, em um momento de chuva intensa, e fiquei observando as calhas das residências e comércios, jorrando água, que tanto uso poderia ter. Tanta economia de água tratada iria proporcionar se usássemos essa água, que desperdício! Olhei para as sarjetas e vi os pequenos rios ao lado das calçadas, senti muita tristeza em ver toda aquela água indo embora pelas bocas de lobo. Não poderia, por exemplo, essa água ser armazenada em grandes depósitos subterrâneos, bombeada e reutilizada? Que desperdício! E sabe por que desperdiçamos? Por que temos a falsa impressão que ela nunca acaba e que vem fácil, basta abrir a torneira, a mangueira, o chuveiro e lá está ela. Será mesmo? E estará sempre lá? Não! Em muitos lugares já não é assim.
Muitas pessoas já não encontram agua quando abrem torneiras, chuveiros, mangueiras, etc…
É preciso economizar! É preciso cuidar! É preciso racionalizar!
De vez em quando ouvimos falar sobre projetos de aproveitamento de água de chuva, mas precisa ser intensificado e, principalmente, cadê a ação dos Governos? Cadê o planejamento na gestão da água? Cadê as ações efetivas? Cadê o interesse em fazer algo? Os governos não podem só jogar a responsabilidade para as pessoas. Tem que fazer a sua parte!
Os Governos vão esperar novos períodos de seca para ficarem se lamentando e dizendo que São Pedro está errando a mira e a chuva não está caindo nos mananciais?
Errando a mira? Fácil acusar São Pedro, né?
O Brasil tem muitos rios, muitas lagoas e represas, isso é verdade? Sim! É verdade, mas, já sabemos o que é uma seca e o que é ficar sem água. Vamos pensar melhor nisso?
Chega de desperdício e está mais do que na hora dos Governos municipais, estaduais e federal fazerem sua parte, não dá para jogar a responsabilidade somente para a população.
Estamos entrando no período de chuvas, mas logo vem outro período de seca, e aí?
Mas, é claro que a população também pode contribuir sim e economizar.
Basta querer!
Água
dez 13, 2019Bruno FonsecaCrônicas e Contos do EscritorComentários desativados em ÁguaLike
Previous PostApreensões
Next PostOperação Fake News do Fisco paulista apura fraude de R$ 90 milhões em créditos irregulares de ICMS