A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, adere ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
O objetivo é chamar a atenção para importância da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. Pesquisas apontam que o leite materno, além de proteger a criança pequena contra diarreias, pneumonias, infecções de ouvido e alergias, propicia melhor desenvolvimento do sistema nervoso, forte vínculo com a mãe e menor chance de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão arterial e vários tipos de câncer na vida adulta.
A amamentação também proporciona diversos benefícios para as mães, entre eles destaca-se a maior facilidade de perder peso após a gestação e a prevenção do câncer de mama durante e após o período de aleitamento.
Na rede municipal de saúde de Taubaté, as orientações se concentram nas unidades de atenção básica, durante o pré-natal. Os profissionais são capacitados virtualmente, por encontros online com pediatras e nutricionistas para que eles multipliquem o conhecimento adquirido às futuras mães.
Uma das principais orientações é que a mulher se prepare para a amamentação tanto fisicamente, através a alimentação saudável, como também psicologicamente, por ser um processo complexo e não meramente intuitivo como muitos acreditam. A média de amamentação exclusiva no município está em 63,78% acima da média estadual de 60% e muito acima dos 53% da média nacional. Taubaté possui atualmente cerca de 1.500 gestantes.