Agentes comunitários de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Taubaté passam esta semana pelo primeiro curso de atualização com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento à população.
O curso teve início na última segunda-feira, dia 24, segue até a próxima sexta-feira, dia 28, e integra as ações de educação permanente da Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
Ao todo, 120 agentes participam de atividades diárias no auditório do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Taubaté (Unitau). Entre os temas abordados no curso estão políticas públicas de saúde, trabalho em equipe e ação do ACS na educação popular em saúde. Também são apresentadas oficinas desenvolvidas pelos profissionais e o desenvolvimento de grupos de acompanhamento, a exemplo do hiperdia.
Na ESF, as equipes executam o cadastramento por meio dos agentes comunitários para posterior atendimento nas áreas: médica, odontológica, enfermagem, psicologia e assistência farmacêutica nas unidades e nas residências. Taubaté possui 20 unidades de ESF com um total de 29 equipes.
Atualmente são 30.120 famílias cadastradas, que correspondem a 102.356 pessoas. A média mensal é de 68.200 atendimentos.