A Secretaria de Saúde de Taubaté, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, inicia na próxima semana as ações do inquérito do tracoma. Esta é uma ação de busca ativa para a identificação de casos de tracoma, tendo como público alvo crianças com idades entre 1 e 9 anos.
O tracoma é uma conjuntivite bacteriana, recidivante e crônica. Se não for tratada, pode provocar cegueira.
A busca ativa será realizada por uma equipe formada por 22 profissionais divididos em cinco grupos entre agentes comunitários de saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agentes de controle de vetores do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) .
Esse acompanhamento será realizado em duas fases. A primeira fase será a realização do censo das regiões previamente selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Na segunda fase, a população cadastrada será examinada por profissionais médicos e de enfermagem e também será feita triagem visual para detecção de distúrbios de visão.
O mapeamento vai priorizar cinco bairros de Taubaté considerados, pela Secretaria Estadual de Saúde, como mais vulneráveis e suscetíveis à incidência de casos: Água Quente, Piratininga (conjunto habitacional Prefeito Valdomiro de Carvalho), Fonte Imaculada, Barranco e Gurilândia (Loteamento Hércules Masson).
A população deve colaborar e receber os agentes nas residências para o registro de toda a família. A previsão da realização desta primeira fase será nos meses de novembro e dezembro. Posteriormente, na segunda fase, as equipes retornarão aos bairros para que toda a população registrada seja examinada.
Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente identificados e aptos para tirar as dúvidas da população. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Vigilância Epidemiológica de Taubaté: 3629-6232.