O aeroporto internacional Prof. Urbano Stumpf recebe nesta quarta-feira, 14, o primeiro voo de carga após a concessão do terminal à iniciativa privada.
O aeroporto vai receber uma aeronave modelo Boeing 747-400 cargueiro, um dos maiores aviões do mundo com mais de 76 metros de comprimento.
O voo decola de Montreal, no Canadá, tendo São José como destino final.
A empresa SJK Airport, que administra o aeroporto, informou que trata-se de um voo charter, modelo de operação ainda não regular, mas que possui negociações em andamento para atração de voos regulares de carga e passageiros.
Concessão
Realizado em fevereiro deste ano, o leilão de concessão do aeroporto terminou com ágio de 600% em relação ao valor inicial previsto no edital, marca histórica para disputas semelhantes no Estado de São Paulo.
A vencedora arrematou o aeroporto por R$ 16,15 milhões – valor já transferido para os cofres municipais. O valor inicial previsto no edital era de R$ 2,3 milhões.
O leilão ocorreu apenas 14 meses depois da municipalização do terminal. São José reivindicava a gestão do aeroporto há pelo menos 25 anos.
O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.
O terminal de passageiros possui 5.902 m² e capacidade de atendimento de até 700 mil passageiros por ano.