Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família criam vídeo educativo

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Taubaté, por meio do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente (Nuca), elaborou um projeto com crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família para produção de um vídeo educativo.
O Projeto Jovem, como foi denominado, reúne 60 crianças e adolescentes vinculados às unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Bagé, Sabará, São Gonçalo e Santa Tereza.
No dia 21 de maio, alunos do ensino médio das escolas estaduais Amácio Mazzaroppi e Amador Bueno da Veiga, assistidos pelo projeto, tiveram um bate-papo com o professor Maurílio Láua, do Departamento de Comunicação da Unitau (Universidade de Taubaté), e aprenderam um pouco como funciona a produção de conteúdo para televisão, desde a elaboração da pauta, contato com as fontes e dicas de como elaborar o vídeo com os recursos que possuem, como um celular, por exemplo.
Em uma próxima oportunidade será promovido o encontro dos beneficiários da faixa etária entre 10 e 15 anos, alunos das escolas municipais Docelina Silva de Castro Coelho (Santa Tereza) e Dr. Avedis Victor Nahas (São Gonçalo).
Os alunos do ensino médio já definiram o tema e agora vão para a parte prática, com as entrevistas, gravação e edição. O material final deve ser exibido nas unidades do Cras, redes sociais e canais da prefeitura.
O projeto surgiu quando se percebeu o pouco conhecimento que esses beneficiários tinham do funcionamento e dos serviços oferecidos pelo Cras. A iniciativa possibilita que esses adolescentes possam compartilhar conhecimento, estimular potencialidades individuais e coletivas, elevar a autoestima, desenvolver a leitura e a escrita, ter acesso à cultura e tecnologia, promover criatividade, igualdade, sensibilidade, fortalecer a importância da família, da escola e da comunidade; além de se tornarem protagonistas da sua própria história.