Search
segunda-feira 20 janeiro 2025
  • :
  • :

Acordo prevê estabilidade e preserva empregos na Gestamp Taubaté

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e a Gestamp firmaram um acordo de lay-off nas fábricas da empresa em Taubaté. A medida será aplicada a partir da próxima segunda-feira (13). O objetivo é preservar empregos em meio à retração do mercado provocada pelo coronavírus.
O acordo prevê a suspensão dos contratos de trabalho por um prazo de três meses, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias. Os trabalhadores terão estabilidade no emprego durante o lay-off e por mais 90 dia após o término da medida. Com isso, a empresa não poderá realizar demissões sem justa causa no período.
Durante o lay-off, os trabalhadores receberão entre 75% e 95% do salário, dependendo da faixa salarial. Os valores serão pagos por meio de bolsa qualificação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e ajuda compensatória da empresa.
Os trabalhadores vão se matricular em curso de qualificação profissional na modalidade EAD (ensino a distância), que será disponibilizado e custeado pela Gestamp.
Os benefícios do contrato de trabalho serão mantidos no período de lay-off.
A empresa informou que o lay-off será aplicado para 1.200 trabalhadores. A Gestamp produz autopeças e conta com duas unidades em Taubaté.