A Associação Comercial e Industrial de Taubaté faz parte do comitê formado pela Câmara Municipal, Prefeitura e entidades de classe para analisar e estruturar um plano de trabalho para a retomada das atividades econômicas e do comércio na cidade.
Durante os últimos dias a ACIT organizou uma lista de sugestões e protocolos que será entregue ao Poder Público Municipal, com orientações e regras que podem ser aplicadas nas empresas para oferecer segurança tanto no atendimento aos clientes quanto aos funcionários.
A Associação acredita que será necessário que os estabelecimentos sigam algumas normas, entre elas estão as práticas de limpeza, higiene e desinfecção obrigatória do local, das superfícies de contato (balcão, cadeiras, máquinas de cartão, etc), de sanitários, portas, torneiras, entre outras, de forma mais frequente e com os produtos indicados para a contenção do vírus.
Todos devem manter, também, a distância segura entre as pessoas de 1,5 metro, salvo quando a atividade do colaborador exija interação, e controle de acesso ao interior do estabelecimento para que se respeite esse distanciamento, evitando aglomerações.
O uso de máscara de proteção para circulação em áreas públicas e dentro dos estabelecimentos já é obrigatória, e a orientação é que os funcionários usem máscaras coloridas e troquem a cada 2 horas, com exposição em cartazes sobre as cores referentes a cada período programado. Aqueles que trabalham nos caixas devem usar, também e de forma obrigatória, a máscara de acrílico com viseira facial anti-respingos, conhecida como Face Shield.
Um dos destaques é a proibição, nas empresas do ramo de alimentação, da oferta de qualquer tipo de amenidades que prolonguem a estadia do consumidor no estabelecimento, tais como TV e música ao vivo, além da disponibilidade de saches de temperos e condimentos para uso individual.
Nesse trabalho de auxílio da retomada da economia, a ACIT fez ainda uma lista com sugestão dos horários de funcionamento, tanto para o comércio quanto para empresas prestadoras de serviços, de maneira que atenda as necessidades do público sem causar aglomeração e considerando maior segurança no transporte público e de circulação.
“ A participação da ACIT na elaboração de plano de retomada é fundamental, pois somos nós, os empresários, que estamos na linha de frente e precisamos garantir segurança de nossos clientes e colaboradores, além de trabalhar para retomar o fôlego econômico que ficou estagnado nesses mais de dois meses de isolamento social.” reforça Felipe Bom Meihy, diretor de Relacionamento com Comércio da ACIT e representante da entidade no comitê.
Felipe ressalta ainda “É de extrema importante a colaboração da população também nesse momento, ajudando no controle e cumprimento das medidas de prevenção. ”
As empresas que optarem por retomar seus serviços com atendimento ao público devem ainda providenciar cartazes de orientação para funcionários e clientes e deixá-los em local visível.
A ACIT disponibiliza em seu site www.acitaubate.com.br o kit da campanha “Juntos por Taubaté”, com orientações para clientes e funcionários. O material está disponível para download gratuito a todos que quiserem utilizar em seus estabelecimentos. Também estão disponíveis os documentos, bem como as cartilhas de orientação e campo de dúvidas jurídicas no mesmo endereço.
A Associação não tem medido esforços para que esse momento tenha o menor impacto, tanto econômico quanto de vidas, e continua em defesa dos associados e da classe empresarial, divulgando todas as medidas e ações realizadas, com clareza e transparência.