A Prefeitura de Taubaté inicia este mês as obras da bacia de contenção contra enchentes do Jardim Baronesa. O contrato, que integra o programa Acelera Taubaté, foi publicado no último sábado no valor de R$ 7,15 milhões. O prazo para execução é de 12 meses.
Este é o segundo megadispositivo para a redução de enchentes a ser construído em Taubaté. As obras da bacia de contenção do Três Marias já estão em fase final e devem ser concluídas até o início de agosto. A bacia do Três Marias é composta por dois reservatórios que somam 29.868 m³, o que equivale ao volume de cerca de 10 piscinas olímpicas.
Já as bacias de contenção do Baronesa totalizam 43 mil m³ de armazenamento em dois reservatórios, correspondente ao volume de cerca de 15 piscinas olímpicas.
As bacias de contenção vão permitir o escoamento das águas das chuvas de forma escalonada para evitar a ocorrência de alagamentos.
O programa Acelera Taubaté, que prevê a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes.