A startup social “Corrente do Bem pelo Emprego” ajuda empresas e desempregados a se encontrarem de forma gratuita
Mais de mil pessoas já reconquistaram uma vaga no mercado de trabalho por meio dos anúncios da “Corrente do Bem pelo Emprego”, presente nas mídias sociais do Facebook e Instagram.
A plataforma tomou uma proporção inesperada e está prestes a lançar um portal para divulgar vagas de emprego em todo o Brasil. A startup, de cunho social, é fruto do crescimento de uma onda de generosidade iniciada em 2013, com um grupo de anúncios de vagas de emprego nas redes sociais.
A ideia veio da empresária Fabiana Araújo, de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, que desde a adolescência compartilhava as oportunidades de emprego que via com os colegas da escola e seus familiares. Com o surgimento do Facebook, o alcance tomou outras proporções, e hoje o grupo conta com mais de 100 mil “membros do bem”, como ela gosta de chamar, além de 06 voluntários, que se revezam no gerenciamento e atualização das oportunidades.
Fabiana lembra que o propósito começou muito antes: “Quando meus pais se separaram, minha mãe não tinha profissão, eu comecei a divulgar as vagas de emprego que encontrava nas ruas, pensando que as famílias dos meus amigos da escola podiam estar passando pela mesma dificuldade. Mal sabia que ali já começava essa corrente do bem que hoje ajuda tanta gente a ter novamente uma oportunidade.
O nome tinha que ser mesmo Corrente do Bem”.
O objetivo da “Corrente do Bem” é conectar pessoas às oportunidades disponíveis nas empresas, e estas preencherem suas vagas de forma rápida e gratuita, fazendo o bem e multiplicando generosidade. Além dos anúncios, a startup também oferece outros serviços, sendo a maioria gratuita, para auxiliar no desenvolvimento profissional e ampliar as oportunidades daqueles que precisam de uma nova chance. São treinamentos e cursos rápidos para tornar o currículo atraente, além de disponibilizar conteúdos informativos, entrevistas, dicas e o Ebook gratuito: “9 ensinamentos para se dar bem na entrevista de emprego”.
O seguidor que usa o nome @tedpen voltou a trabalhar depois que viu uma vaga para o setor da construção e fez questão de deixar o seu depoimento. “Sentindo-me muito feliz. Através da Corrente do Bem consegui uma excelente oportunidade de emprego, dentro dos requisitos exigidos pela empresa, fui selecionado”.
Hoje, já são quase 12 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em janeiro deste ano. E com a tecnologia avançando cada vez mais rápido, a tendência é que esse número aumente na mesma velocidade. Em 2030 a previsão, de acordo com o portal administradores.com, é que 80% das carreiras não devam mais existir.
Por isso, a atuação da “Corrente do Bem pelo Emprego” se torna mais importante a cada dia, afinal quanto mais pessoas e empresas se conectarem, mais oportunidades serão geradas – minimizando esse cenário de desemprego.