Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Ação do Governo de SP no Litoral Norte vai auxiliar apoio a desastre em cidades do RS

Secretários paulistas fazem teleconferência com governador Eduardo Leite; SP destina 40 toneladas de doações a vítimas de enchentes no sul

A experiência do Governo de São Paulo na pronta resposta e nas ações de médio e longo prazo para apoio à população do Litoral Norte após desastres climáticos vai ajudar autoridades gaúchas a atender dezenas de cidades afetadas pelas chuvas na última semana.

Nesta segunda-feira, 11, secretários de Estado da gestão paulista se reuniram em teleconferência com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para detalhar a iniciativa local no apoio a São Sebastião e outras cidades litorâneas após uma série de inundações e deslizamentos ocorridos em fevereiro, após chuvas extremas.

“São Paulo se solidariza com todo o Rio Grande do Sul e está à inteira disposição para ajudar. Infelizmente, tivemos uma experiência parecida em São Sebastião no começo do ano e estamos aqui para compartilhar as ações emergenciais adotadas e todas as medidas de gestão tomadas para recuperar o litoral paulista”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.

O Rio Grande do Sul passa por uma emergência climática que afeta mais de 80 cidades após grandes enchentes e destruição de localidades inteiras. Além do compartilhamento do planejamento para socorro e reconstrução de municípios do Litoral Norte, as autoridades paulistas também confirmaram o envio de 40 toneladas de doações e ajuda humanitária para as cidades na região Sul.

Da parte de São Paulo, Arthur Lima conduziu a reunião com o governador e autoridades gaúchas ao lado dos secretários Henguel Ricardo Pereira (Casa Militar e Defesa Civil), André Porto (Gerência de Apoio do Litoral Norte) e Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação), além do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

A gestão paulista apresentou uma linha do tempo de ações durante o desastre climático de fevereiro, passando pelos momentos emergenciais das primeiras horas após as inundações e deslizamentos até as ações de longo prazo, como retirada de famílias de áreas de risco e ampliação da oferta de moradia em São Sebastião.

Logo após as chuvas, o governador Tarcísio de Freitas transferiu o gabinete para São Sebastião e criou a Gerência de Apoio do Litoral Norte. Tarcísio também decretou estado de calamidade para agilizar a transferência de socorro e recursos financeiros aos municípios atingidos.