Search
domingo 12 janeiro 2025
  • :
  • :

Abril Marrom alerta para doenças que podem causar deficiências visuais

As Secretarias de Educação e Saúde de Taubaté, em parceria com a Associação de Deficientes Visuais de Taubaté e do Vale do Paraíba (ADV-Vale), Conselhos Municipais de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovem a campanha Abril Marrom, um mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A abertura oficial será no sábado, dia 6, às 10h, na praça Dom Epaminondas.

Essa é a primeira vez que Taubaté participa da campanha, que teve início em 2016 na capital paulista. A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre as doenças que causam deficiências visuais quer sejam elas reversíveis ou não, tais como: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e conjuntivite.
Segundo últimos dados do IBGE, o município tem cerca de 2.000 deficientes visuais. Na rede municipal de ensino de Taubaté, na escola de educação especial Madre Cecília, são atendidos 27 adultos em reabilitação; além de 14 crianças e adolescentes. Já no ensino regular são três crianças na educaçãoinfantil com baixa visão e um cego; e no fundamental, 20 alunos.

Programação completa da campanha:
Dia 6: abertura oficial (apresentação da música tema do evento, vivência com Doutores da Alegria e show com Emerson Tenor)
Horário: 10h às 12h
Local: Praça Dom Epaminondas
Dia 8: palestra com Dra. Ana Paula Moraes (“Problemas Visuais com Crianças: Sinais de Alerta”)

Local: Escola Municipal Madre Cecília – avenida Francisco Alves Monteiro, s/nº – Novo Horizonte
Horário: 18h
Dia 13: Conscientização no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha)
Horário: 10h à 12h
Dia 24: caminhada em comemoração ao “Dia Internacional do Cão Guia”
Horário: 17h às 20h
Local: Taubaté Shopping
Dia 27: encerramento do evento (apresentação de capoeira do “Centro Cultural Zumbiarte”)
Local: 10h às 12h
Praça Dom Epaminondas