Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Abandono de animais: Qual seria a solução?

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil exista mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.
Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.
Taubaté não foge à regra, não existe a informação exata de quantos animais abandonados tenham em na cidade. Mas, se compararmos com outras cidades que possuem uma população equiparada a nossa, e aplicarmos o cálculo por habitantes, podemos mensurar que existam em torno de 4 mil animais abandonados em Taubaté, entre cães e gatos.
Por outro lado, especialistas do mundo inteiro afirmam que a única solução para o abandono de animais, é a castração, aliada à educação.
Porém, mesmo existindo lei para a implantação, pelo estado e pelos municípios, de programas para controle de natalidade de cães e gatos, e de educação sobre este tema, pouco vemos ser feito. Parece que as autoridades responsáveis não querem ver o problema crescente. Isso é muito sério.
O Movimento Proteção foi criado através da união de protetores de animais da cidade de Taubaté, e tem como objetivo fomentar ações para mudar este quadro, visando o bem-estar dos animais, que está diretamente ligado ao bem-estar da população.