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terça-feira 26 novembro 2024
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A educação no Centro Espírita

• Marcus de Mario
Participando de evento espírita, fomos procurado por um jovem que nos fez a seguinte pergunta: como promover a educação no centro espírita? Será somente através da evangelização infantojuvenil? Essa pergunta nos fez refletir que, na verdade, a ação educativa está inserida em todas as atividades desenvolvidas pelo centro espírita, isso por uma questão simples e, ao mesmo tempo, profunda: o Espiritismo é doutrina de educação do espírito imortal, que todos somos, e, portanto, tudo o que aprendemos e realizamos com o Espiritismo possui caráter educacional.
Com o Espiritismo aprendemos que devemos buscar a liberdade de pensamento, a autonomia moral para conhecimento de nós mesmos e construção de uma nova sociedade, mais espiritualizada, mais fraterna, mais solidária, então, quando temos uma palestra em reunião pública, estamos num processo de educação; quando fazemos o atendimento fraterno, estamos igualmente, inseridos numa ação educacional, e assim por diante, como no amparo e promoção social, onde devemos ensinar a pescar o peixe, como diz antigo provérbio chinês, e isso também é promover a educação.
Não resta dúvida que, mais especifi¬camente, a evangelização infantojuvenil é a grande promotora da educação no Centro Espírita, tendo caráter de urgência e prioridade, e necessitando de um olhar pedagógico que vai muito além de reunir pessoas de boa vontade para dar aulas de moral cristã para a criançada. Requer planejamento, estudo, capacitação, objetivos, criatividade. É oportunidade de esclarecer as mentes, consolar os corações e ligar crianças e jovens a Jesus, nosso Mestre, e a Deus, nosso Pai, tendo maior compreensão sobre si mesmo – alma imortal –, sobre a vida, com a chave da reencarnação, e sobre Deus, justo, bom e misericordioso.
Na evangelização espírita estamos preparando o futuro da própria humanidade, ao trabalharmos a correção das más tendências, estimular o desenvolvimento das virtudes e levar os evangelizandos à prática das lições do Evangelho. Mas lembrando que isso também deve acontecer nas palestras públicas, nos grupos de estudo da doutrina espírita, no atendimento fraterno, nas reuniões mediúnicas, nas atividades de promoção social, pois hoje entendemos que o processo educacional espírita não se circunscreve somente à evangelização de crianças e jovens, e sim abrange a família, então devemos falar de evangelização espírita da família, a célula básica da sociedade humana.
Lembremos, igualmente, que não estamos lidando apenas sobre a educação dos outros, mas igualmente da nossa educação, através do autoconhecimento, da autoeducação, pois se não somos exemplo do que estudamos e ensinamos, que valor terão nossas ações? Não esqueçamos que o exemplo é uma didática viva, é a força maior da educação.
Então, respondendo a pergunta formulada pelo jovem que nos questionou, a promoção da educação na visão espírita permeia todas as atividades do Centro Espírita, com destaque para o serviço da evangelização, não apenas para crianças e jovens, mas para a família. Pois pais e responsáveis devem se integrar a essa atividade, com estudos próprios.
E quando educamos com a imortalidade da alma, a vida que continua após a morte, a reencarnação, a livre escolha das provas por parte do espírito, os ensinos do Evangelho e a ideia de Deus todo amor, temos uma educação plena, moralizante e espiritualizante, gerando justiça social, pessoas éticas e um mundo mais feliz.