A Secretaria de Cultura de Taubaté promove, na quinta-feira, 9 de dezembro, uma programação, com atrações em homenagem a “Santinha de Taubaté”, Olga Guedes Tavares.
Confira abaixo a programação:
8h: Missa em intenção à Olga Guedes Tavares na Catedral São Francisco das Chagas.
14h: Cantata no túmulo de Olga Guedes. Com o Quarteto de Cordas do Centro Cultural Toninho Mendes no repertório estão inclusas canções, como: Concert Song – All for Strings, Randy – Ronilson Misael, Concerto para cordas – Arr. Márcio Levi, Canon – Pachellbel, Jingle Bells – Canção Natalina e Noite Feliz – F. Gruber (participação especial dos alunos de musicalização e violões do prof. Helton Souza).
18h: Exibição do Filme Cravos Vermelhos: A história de Olga Guedes Tavares na Sala de Cinema Benedito Dias , localizada no Centro Cultural Toninho Mendes.
20h: Live sobre Feminicídio com a participação de Dimas de Oliveira Junior, Secretário de Cultura, Dra. Maria Teresa, Promotoras Legais Populares e Adriana Mussi, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social. A Live será transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Taubaté e da Secretaria de Cultura.
Olga Guedes Tavares, popularmente conhecida como a “Santinha de Taubaté” no dia em que se matriculou no antigo “curso normal”, conheceu Araife Davi, que se apaixonou por ela. Diante da recusa do namoro a matou numa emboscada, com três tiros. O corpo dela está sepultado no Convento de Santa Clara. Houve um grande fenômeno de peregrinações espontâneas ao túmulo 156 do cemitério da Ordem Terceira e um grande número de relatos de graças alcançadas por intercessão de Olga Guedes.
Olga foi vítima de um crime passional na tarde de 9 de dezembro de 1931, mal completos seus 19 anos de idade. Foi o 1º crime do tipo na cidade que proporcionou grande comoção popular. A programação objetiva trazer a história de Olga Guedes Tavares à luz da discussão sobre os crimes de Feminicídio.