Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

7º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté começa dia 30

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) realiza de 30 de junho até 3 de julho o 7º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté, edição que tem como tema “Reconstrução e Democracia no Brasil”. Além de definir as diretrizes que nortearão as ações da direção do Sindicato, o evento tem como objetivo debater o atual cenário do país e a situação da classe trabalhadora.

Serão seis mesas temáticas que vão debater assuntos como Conjuntura Nacional e Internacional; o Sindicato e a Sociedade; Organização no Local de Trabalho (OLT); Reforma da Previdência e suas consequências; Reforma Trabalhista e Política Industrial e Desindustrialização, entre outros.

Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, o congresso deste ano vai além da definição dos rumos da entidade. “O nosso evento ocorre em um momento muito importante para a classe trabalhadora e para toda a sociedade brasileira. Este ano, temos em nossas mãos a oportunidade de retomar a democracia e, assim, ajudar na reconstrução do Brasil.”

Claudião afirmou que o congresso será fundamental para a conscientização política e sobre a importância do voto. “Queremos mostrar que ser cidadão é discutir e se interessar pela política do país. Isto porque, muitas vezes nossos direitos, conquistados com muita luta, são retirados pelos parlamentares, como ocorreu com as reformas da Previdência e a trabalhista.”

O presidente do Sindmetau destacou a necessidade da classe trabalhadora ter representantes na política. “Alguns setores da sociedade elegem seus candidatos para os poderes Executivo e Legislativo, mas nós temos poucos políticos comprometidos com a nossa luta. Por isso, nos últimos anos assistimos a destruição dos nossos direitos”, afirmou Claudião.

Rumos do Sindmetau

Segundo Claudião, a discussão das diretrizes para as futuras ações do Sindicato deverá ser profunda. “O mundo do trabalho está em uma transformação rápida e nós, metalúrgicos e metalúrgicas de Taubaté, precisamos acompanhar essa evolução. Assim, o nosso congresso é o momento para que os delegados e delegadas tenham acesso às informações mais recentes, que serão repassadas para a categoria.”

Preparação

A preparação do 7º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté contou com três plenárias, realizadas em abril. Nesses encontros, os trabalhadores e trabalhadoras da base do Sindmetau apresentaram novas propostas, além de aditivas e substitutivas. Também nas plenárias, ocorreu a escolha dos 134 delegados e delegadas que representarão a categoria no evento.

7º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté
Tema: “Reconstrução e Democracia no Brasil”
Data: 30 de junho, 1, 2 e 3 de julho
Local: Faculdade Dehoniana (Avenida Francisco Barreto Leme, 550 – Vila São Geraldo).