Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

58ª Festa de São Pedro Apóstolo se encerra neste final de semana

Neste final de semana, 6 e 7, acontece o encerramento da 58ª Festa de São Pedro Apóstolo, da Paróquia de São Pedro, Alto de São Pedro, em Taubaté. São 58 anos de demonstração de fé, religiosidade e serviço do povo da Comunidade de São Pedro Apóstolo. Este ano o tema da novena é “Se o Senhor não construir a nossa casa, em vão trabalharão seus construtores” (Sl 127, 1a), em virtude de ser o ano em que a Paróquia inicia “o projeto de dar à Igreja Matriz sua formatação definitiva, fazendo sua aparência exprimir a grandeza que ela já possui em nossos corações.”, conforme palavras do pároco Pe. Fábio Modesto. A festa, organizada pelo CAEP – Conselho Administrativo e Econômico Paroquial e pelo CCP – Conselho Comunitário de Pastoral, sob a coordenação geral do Pároco Pe. Fábio Modesto, faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura Municipal de Taubaté, conforme Decreto 9.348, de 7 de junho de 2001.

Em todos os dias da novena, às 19h30, estão sendo celebradas missas solenes, por sacerdotes especialmente convidados a refletir sobre o tema proposto, com liturgia preparada pelas Comunidades do Cristo Redentor, Imaculada Conceição e São Judas Tadeu; e pastorais da paróquia; os noveneiros, seus benfeitores e demais fiéis comparem à igreja matriz, para com muita devoção ao santo padroeiro, fazer seus pedidos, agradecer as graças alcançadas e louvar a Deus, sob a intercessão de São Pedro Apóstolo, por mais um ano de tão fervorosa festa. Neste sábado, às 19h, acontece o nono dia da novena que será celebrada pelo Cônego Paulo César Nunes de Oliveira e concelebrada pelo pároco Pe. Fábio Modesto e pelo vigário Pe. Douglas Slobada. Vale lembrar que no sábado, à tarde toda, acontecerá rodadas de show de prêmios, que continuarão logo após a missa.

A Festa de São Pedro Apóstolo, a cada ano, acontece num clima mais agradável e com mais segurança, com as tradicionais barraquinhas típicas, com ornamentação de festas juninas e aconchego familiar.

Tem de tudo, todas as noites: bolinho caipira, (neste ano, a novidade é o “Bolinho de São Pedro”), cachorro-quente, quentão de leite, vinho quente, caldinho, salgados diversos, massas, doces, chocolate, barraquinhas do peixinho e da surpresa, música, bingo com prêmios especiais e muito calor humano. No sábado e domingo, almoço com o seguinte cardápio: panqueca, parmegiana e feijoada.

No grandioso DIA DA FESTA, 7 de julho, domingo, tudo começa com a missa das 8h e das 9h30, seguindo com a Praça animada com as crianças. Às 16h, acontece a Procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas do bairro e, muitas famílias enfeitam a frente de suas casas com altares para serem abençoados. Após a procissão, Santa Missa de encerramento, seguida da quermesse e show de prêmios.

Embora a parte social da festa seja muito importante, pois resgata a tradição e a cultura no cenário da cidade, desde 1966, o ponto culminante fica por conta da tradição religiosa do evento, na Diocese de Taubaté, movida pela fé dos fiéis católicos, tanto na novena preparatória, quanto no grandioso dia da festa. O Bingão com prêmios especiais será às 22h.

Sua presença dará mais brilho ao encerramento da 58ª Festa de São Pedro Apóstolo!

Outras informações nas redes sociais da paróquia: Facebook: Paróquia de São Pedro Apóstolo e Instagram paroquiasaopedrotaubate

Mensagem do pároco (na abertura do material virtual da Festa de São Pedro Apóstolo):

“Em 1981 o modo de servir o Reino de deus nesta comunidade sofreu uma grande transformação, pois ela tornava-se a Paróquia de são Pedro Apóstolo. Ela começou singela e foi crescendo, graças ao amor de seu povo. Sempre alegres e apaixonados seus paroquianos a fizeram pastoralmente atuante e socialmente engajados. Suas dependências sempre foram acolhedoras e ela sempre este de portas abertas a todos que dela precisaram. Hoje, 33 anos depois, agradecidos por tudo que temos, iniciamos o projeto de dar à Igreja Matriz sua formatação definitiva, fazendo sua aparência exprimir a grandeza que ela já possui em nossos corações. Obrigado por mais este projeto que desenvolveremos juntos e que ele sirva para honra e glória de Deus.” Pe. Fábio Modesto