Hoje, sexta-feira, dia 28, acontece o primeiro dia da novena da 53ª Festa de São Pedro Apóstolo, da Paróquia de São Pedro, Alto de São Pedro, em Taubaté, que termina no domingo, 7 de julho. A festa, organizada pelo CAEP – Conselho Administrativo e Econômico Paroquial e pelo CCP – Conselho Comunitário de Pastoral, sob a coordenação geral do Pároco Pe. Fábio Modesto, faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura Municipal de Taubaté, conforme Decreto 9.348, de 7 de junho de 2001.
São 53 anos ininterruptos de demonstração de fé, religiosidade e serviço do povo da Comunidade de São Pedro Apóstolo. Embora a parte social da festa seja muito importante, pois resgata a tradição e a cultura no cenário da cidade, desde o ano de 1966, o ponto culminante fica por conta da tradição religiosa do evento, na Diocese de Taubaté, movida pela fé dos fiéis católicos, tanto na novena preparatória, quanto no grandioso dia da festa. Este ano o tema central da novena será “Família, iniciadora da fé”. Na mensagem preparada pelo Padre Fábio, no folder da programação geral da festa, ele enfatiza: O colo dos pais e o berço familiar são os primeiros lugares de todas as experiências humanas. Neles aprendemos princípios e valores fundamentais para toda vida, inclusive a fé.
Em todos os dias da novena serão celebradas missas solenes, às 19h30, por sacerdotes especialmente convidados a refletir sobre o tema proposto para cada noite, com liturgia preparada pelas Comunidades do Cristo Redentor e Imaculada Conceição; setores Terra Nova, Bosque da Saúde, Jardim América, Sônia Maria, Alto de São Pedro, Pastoral da Catequese e Movimento da Mãe Peregrina; os noveneiros e demais fiéis lotam a igreja matriz, os quais, com muita devoção ao santo padroeiro, comparecem para fazer seus pedidos, agradecer as graças alcançadas e louvar a Deus, sob a intercessão de São Pedro Apóstolo, por mais um ano de tão fervorosa festa.
A Festa de São Pedro Apóstolo, a cada ano, acontece num clima mais agradável e com mais segurança, num ambiente quase que na totalidade coberto, com as tradicionais barraquinhas típicas, com ornamentação de festas juninas e aconchego familiar. Tem de tudo, todas as noites: bolinho caipira, quentão de leite, vinho quente, caldinho, salgados diversos, massas, doces, chocolate, barraquinhas do peixinho e da surpresa, música, bingo, “Ação entre amigos”, com prêmios atraentes, e muito calor humano.
No dia da Festa, 7 de julho, domingo, a comunidade e moradores das ruas por onde a procissão vai passar, estarão preparando os enfeites de rua, com tapetes com motivos religiosos diversos, dando destaque aos ligados ao tema da festa, trabalhados à base de areia colorida e outros materiais recicláveis, trabalho que há décadas, já atraía um público significativo para visitação ao longo do dia. O dia começa com a Santa Missa às 8 horas, seguida da Missa das Crianças às 9h30. Às 11h, acontece a Praça Animada com as crianças. Às 16 horas, a tradicional Procissão percorre as ruas do bairro e, em seguida, é celebrada pelo Pe. Fábio Modesto, pároco, Missa Solene de encerramento da festa. O Sorteio da Ação entre amigos será às 23h.