Serão investidos R$ 20 milhões ao todo para que funcionários públicos do estado e beneficiários do auxílio-moradia consigam escolher e comprar uma moradia
A Secretaria de Estado da Habitação realiza, nos dias 1º e 2 de dezembro, o 3º Feirão de Imóveis – Seu Sonho, Nosso Compromisso, que promove o crédito habitacional e oferece imóveis em condições acessíveis para que famílias de baixa renda realizem o sonho da casa própria. O evento – parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), o Sindicato da Habitação (Secovi) e a Caixa Econômica Federal – acontece no Ginásio do Ibirapuera – Rua Manuel da Nóbrega 1361 – São Paulo – das 8h às 20h.
As regras gerais para a participação dos servidores estão na cartilha no site: www.habitacao.sp.gov.br. As inscrições começaram ontem, segunda-feira, dia 12. Para se inscreverem, as famílias devem ter renda familiar bruta mensal de até R$ 5.280. É preciso acessar o mesmo site da Secretaria da Habitação e preencher os campos determinados. O Feirão será aberto para toda a população interessada na aquisição da casa própria, disponibilizando imóveis com valores abaixo daqueles encontrados no mercado. Também podem participar interessados que não sejam funcionários públicos ou recebam o auxílio moradia, mas não haverá subsídio do estado para esses casos.
Serão aportados pelo Governo do Estado R$ 20 milhões ao todo, para que os funcionários públicos do estado e beneficiários do auxílio-moradia consigam comprar imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida em diversos municípios do estado. Aqueles que não puderem comparecer presencialmente ao Feirão podem adquirir imóveis pelo site após a inscrição – basta procurar pelo município de interesse e verificar os imóveis disponíveis. Então, entrar em contato com a construtora responsável para realizar a compra.
O limite de valor de venda dos imóveis será estabelecido pela Caixa Econômica Federal, na qualidade de operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV. Haverá cheques-moradia de R$ 5 mil a R$ 40 mil. O valor do subsídio fornecido pelo Governo do Estado dependerá da localização do imóvel e da renda familiar mensal bruta do servidor. O financiamento será feito com a Caixa, gestora do programa federal de habitação, e deve ser concluído em 120 dias para que o aporte do estado continue ativo no sistema e possa ser utilizado pelo comprador.
O Cheque-Moradia terá validade de 120 dias, prazo estimado para viabilizar as contratações iniciadas durante o 3º Feirão e assinatura de contrato de financiamento habitacional com a Caixa Econômica Federal, e será disponibilizado por meio de um sistema online nos dias do evento. Os subsídios do cheque serão cumulativos com os subsídios federais.
O Feirão contará com a presença de cerca de 30 incorporadoras que irão ofertar mais de 12 mil imóveis novos em aproximadamente 30 municípios, em condições vantajosas para servidores públicos e beneficiários do auxílio-moradia. Poderão ser unidades prontas, em obras ou lançamentos na planta. As incorporadoras oferecerão desconto no valor dos imóveis, além de custear a documentação necessária, como registro do imóvel e pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) – além de receberem o subsídio da Casa Paulista, caso tenham o financiamento aprovado pela Caixa. Com isso, os compradores terão mais oportunidades para conseguir financiamento habitacional do restante do valor do imóvel na Caixa.
1º e 2º Feirão – A primeira edição foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro de 2016 no Ginásio do Ibirapuera. Foram emitidos 782 cheques-moradia – sendo 749 para servidores públicos e 33 para beneficiários do auxílio moradia. Isso representou um investimento de R$ 18,4 milhões do Governo do Estado a fundo perdido. Desse total de 782 imóveis comercializados, 429 foram na Capital, outros 100 em Cotia, mais 82 em Guarulhos, 40 em Suzano, 30 em Francisco Morato, 17 em Itaquaquecetuba, 12 em Sorocaba, 9 em Assis e em Mauá, 7 em Barretos, 6 em Olímpia, 5 em São José dos Campos, Jandira e Osasco, 4 em Bauru, 3 nas cidades de Salto, Praia Grande e Piracicaba, 2 em Pindamonhangaba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, e 1 em Diadema, Franca, Ribeirão Preto, Taubaté, Americana, Campinas e São Carlos.
A segunda edição aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2017 no São Paulo EXPO. Foram emitidos 784 cheques-moradia – sendo 757 para servidores públicos e 27 para beneficiários do auxílio moradia. Isso representou um investimento de R$ 17,9 milhões do Governo do Estado a fundo perdido. Desse total de 784 imóveis comercializados, 423 foram na Capital, 125 em Guarulhos, 24 em Mauá, 17 em Cotia, 11 em Itaquaquecetuba, 10 em Francisco Morato, 10 em São Bernardo do Campo, 8 em Diadema, 6 em Ferraz de Vasconcelos, 20 em Praia Grande, 8 em Campinas, 7 em Monte Mor, 5 em Americana, 27 em Suzano, 18 em Ribeirão Preto, 13 em Taubaté, 11 de Sorocaba, 10 em São José dos Campos, 9 em São José do Rio Preto, 4 em Piracicaba, 4 em São Carlos, 3 em Bauru, 3 em Presidente Prudente, 2 em Jandira, 2 em Limeira, 2 em Marília, 1 em Araraquara e Botucatu.