Como costumo dizer, a pandemia do novo Coronavírus mudou o mundo. Em dois anos assistimos e vivenciamos mudanças até então inimagináveis. O mundo do trabalho também mudou e as relações trabalhistas jamais serão as mesmas.
E não é exagero dizermos que dentro dessa nova realidade, o trabalhador só contou com seus sindicatos, a ponto do Papa Francisco afirmar: “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”.
O Sumo Pontífice defendeu na Carta Papal “Pela pessoa, pelo trabalho” o fortalecimento dos sindicatos que são comprometidos com os trabalhadores e com as pessoas em geral. “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias”, completou o nosso Papa.
Para o Papa Francisco, “o sindicalismo deve se comprometer a transformar o modelo econômico e, para isso, deve assumir seu compromisso com a justiça, os direitos, os trabalhadores”.
Chegamos ao final desse ano com a certeza do dever cumprido. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos reajuste salarial para a nossa categoria com índice acima da inflação, assim como a manutenção de todos os direitos sociais e trabalhistas conquistados ao longo dos anos.
Nossa expectativa para o ano de 2023 é a melhor possível. Teremos um novo governo que já anunciou que o trabalhador será prioridade. O presidente Lula já demonstrou em dois mandatos seu respeito para com o trabalhador e as pessoas mais carentes. E o vice-presidente, nosso amigo Geraldo Alckmin, será o ministro da Indústria e Comércio, o que nos enche de esperança e otimismo.
Estaremos aqui no novo ano na nossa trincheira, sempre lutando pelos direitos dos trabalhadores, de modo especial a categoria comerciária, com esperanças renovadas. Sou grato a todos os comerciários e comerciárias pela confiança em nossa pessoa e em nossa entidade. Como costumo afirmar, “Meu ideal é ver a classe comerciária valorizada e respeitada”.
Com respeito e esperança a todos, nosso trabalho continua.
______________
Carlos Dionísio de Morais, presidente do Sincomerciários de Taubaté e Região, é advogado trabalhista e juiz classista aposentado da Justiça do Trabalho.