A festa, que foi adaptada ao atual cenário de pandemia, manterá a religiosidade, por meio da Novena, e a tradicional tainha assada na brasa
Não será como em anos anteriores, mas a paróquia Exaltação da Santa Cruz não vai deixar passar em branco o que já é tradição no mês de julho, em Ubatuba: a Festa do Divino Espírito Santo.
Em sua 154ª edição, a festa, que terá como tema O Espírito descerá sobre vós e o lema “E sereis minhas testemunhas” (At, 1,8), acontecerá neste ano de 9 a 19 de julho, em um formato um pouco diferente: Novena na Igreja Matriz e a tradicional tainha na brasa no salão da capela São Francisco.
Abertura
A abertura oficial da festa acontecerá no dia 9, às 19h, com a apresentação do grupo de Folia do Divino e, em seguida, com a santa missa.
Já no último dia, a Missa Solene, que será presidida pelo pároco, Frei Wilmar Villalba Ortiz, acontecerá às 19h30, após uma carreata em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Tainha
Para atender as normas sanitárias e de segurança, dispostas no Decreto Municipal n° 7364, de 15 de junho, a tainha assada será vendida com reservas antecipadas e hora marcada para consumo no Salão da capela São Francisco, somente de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semana, o prato poderá ser pedido nos sistemas delivery e drive thru.
Outros produtos que marcam presença todos os anos na festa também estarão à venda, como o famoso merengue, o bolinho caipirinha e o pão com linguiça.
“Diferente dos outros anos, este ano a festa foi preparada de acordo com realidade de pandemia do Covid-19, por isso, ela será menor, mas não menos acolhedora e rica em espiritualidade e senso de comunidade”, disse Frei Wilmar.
O pároco também reforçou que toda a estrutura da festa, embora compacta, está sendo pensada de acordo com as medidas de proteção. “Estamos observando o distanciamento social, os equipamentos de higiene, a aferição de temperatura de todos os voluntários e demais medidas”.
Toda a programação e demais informações sobre a festa estão nas redes sociais da Paróquia Exaltação da Santa Cruz.
História
Embora a celebração ao Espírito Santo ocorra no calendário litúrgico no dia de Pentecostes, a “Festa do Divino” é realizada em Ubatuba sempre no mês de julho. Isto porque os antigos tinham por tradição festejar a terceira pessoa da Santíssima Trindade em comunidade, partilhando de comes e bebes da culinária local. Então, para confraternizar, eles aguardavam a chegada das tainhas, que migravam da região Sul nesta época do ano, para então pescá-las e assá-las na brasa, como é feito até hoje.
Serviços:
Paróquia Exaltação da Santa Cruz
Endereço: Praça Exaltação da Santa Cruz – Centro
Instagram: @paroquiaexaltacao
Facebook: /par.exaltacaodasantacruz
Tainha:
Valor: R$ 65,00
Reservas: Pelos whatsapp (12) 99162-4835 ou 99186-1436
Delivery: (12) 99149-5724 ou 99114-2562