Search
sexta-feira 8 novembro 2024
  • :
  • :

10 anos de O “Vórtice”

O Magnetismo é uma ciência que serve de base para o Espiritismo, também uma ciência. A correlação entre ambas é tão grande que levou a Kardec a declará-las “irmãs gêmeas”. E realmente, o Codificador do Espiritismo, como sempre, repleto de razão, mormente que além de tudo, tem por base a afirmação de “Espíritos de Verdade”.
E há dez anos, permitindo que se faça, aqui no Brasil, a conjunção destas duas ciências para um estudo sério e compreensível, nossos Amigos Magnetizadores de Aracajú/SE, tiveram e colocaram em execução o ideal de ajudar a se firmar e compreender o MAGNETISMO ESPÍRITA, lançando o jornal virtual – “ VÓRTICE” -, em junho de 2008.
Pedimos, vênia, para reproduzir o EDITORIAL que nosso querido Adilson Mota publicou na edição de maio/2018, fazendo um apanhado geral desta importante década de circulação:-
“10 anos! Parece que foi ontem quando resolvemos inaugurar o Vórtice com a sua primeira edição. O tempo passou rápido, 120 edições despretensiosas foram levadas ao público registrando a trajetória do Magnetismo no meio espírita.
O Vórtice esteve virtualmente presente em todo o processo de desenvolvimento do Magnetismo espírita. Acompanhou os Encontros Mundiais (e também regionais) de Magnetizadores Espíritas, registrou as emoções, os reencontros, as experiências. Esteve junto aos novos grupos de Magnetismo, solidarizando-se com as dificuldades iniciais por causa da natural insegurança ou geradas pela ignorância dos que não compreendendo a Verdade, procuram desfigurá-la. Viu grupos nascerem, crescerem, darem frutos, divulgou cursos, seminários, palestras, pesquisas, encontros de pessoas, de almas, de estudantes, de trabalhadores, de magnetizadores, enfim. Soube aproveitar o conhecimento dos mais experientes tornando-se instrumento de compartilhamento das informações nos diversos artigos, devassando o corpo e a mente humana, os sistemas energéticos, as técnicas, os tratamentos, buscando sensibilizar todos quanto aos aspectos humanitários do Magnetismo, essa potencialidade que sustenta o ser vivo e que em sua arte o magnetizador consegue direcionar para proporcionar saúde, sinônimo de vida, para quem precisa.
Penetramos nas histórias dos magnetizadores clássicos e também dos modernos através de entrevistas que nos contaram o enredo e os caminhos trilhados pelos diversos agrupamentos seguindo de perto as suas dúvidas, lutas, superações e vitórias em benefício do bem maior.
Nem tudo, porém, foi alegria e crescimento. O Vórtice se viu obrigado a também registrar a dificuldade de alguns em aceitar o Magnetismo como participante óbvio do Espiritismo. Rejeitaram-no como um desconhecido, apesar da consanguinidade exposta nas obras de Allan Kardec, existente entre as duas ciências.
Mesmo assim, a retomada gradual do Magnetismo ao seu posto, assim como os avanços da sua prática foram incontestes e lá estava o Vórtice, humildemente, simplesmente aplaudindo e anotando os esforços de todos os dedicados servidores do Magnetismo e do Espiritismo. Esse é o seu papel que não é o de fazer, mas de patentear a coragem, o ânimo e as vitórias de quem as realiza.”
A edição de maio nos trás muito mais sobre a importância deste periódico mensal, pelo que convidamos a todos tomar conhecimento, acessando gratuitamente os seguintes sites: WWW.jacobmelo.com ou WWW.paulodetarsoaracaju.com.
Magnetizadores e Amigos do Magnetismo de Taubaté e Região agradecem e parabenizam a todos que com amor e imbuídos do espírito de iluminar mentes e contribuir com o progresso da humildade, contribuíram e contribuem para sua edição de todas as formas, recebendo nossos abraços por intermédio de:- ADILSON MOTA – editor e diagramador; MARCELLA COLOCCI – revisora; LOURDINHA LISBOA – fotógrafa; e, ERNA BARROS – jornalista.
E vamos acompanhar por outras décadas, séculos, milênos, ….