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sexta-feira 11 outubro 2024
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Taubaté oferece telemedicina com especialistas

A Prefeitura de Taubaté inicia esta semana um projeto piloto para o atendimento de consultas com especialistas por meio da telemedicina.
O projeto tem como base a portaria n° 467, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde, “que regulamenta em caráter excepcional e temporário as ações de telemedicina com o objetivo de enfrentamento da emergência em saúde pública previstas no art. 3° da Lei n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrentes da epidemia de coronavírus (COVID-19)”.
Inicialmente, as teleconsultas serão com médicos endocrinologistas, neurologistas, urologistas e gastroenterologistas da Policlínica Municipal. Os primeiros pacientes chamados serão aqueles que já realizaram exames e precisam passar por um retorno para ajuste na dose dos medicamentos ou mesmo alterações no tratamento. O número de especialidades envolvidas também pode aumentar posteriormente.
As regras de segurança, sigilo e integridade na relação médico paciente serão mantidas. A prefeitura reforça aos pacientes que não divulguem o contato telefônico que receberão para a teleconsulta. Os contatos são bloqueados, exclusivos para as chamadas por vídeo e não receberão mensagens ou chamadas.
Para o teleatendimento, serão disponibilizados na Policlínica consultórios individualizados com computador e acesso a internet para disponibilização do sistema de prontuário dos pacientes. Também está prevista uma interação com o laboratório de análises clínicas e a clínica de exames por imagem no caso de indicação de realização de novos procedimentos.
A agenda de atendimentos será montada com base na grade e carga horária dos profissionais com, pelo menos, 48 horas de antecedência às consultas. Os pacientes vão receber informações via Whatsapp na véspera com indicação de horário da teleconsulta.
A consulta será por vídeo via WhatsApp. O paciente vai precisar estar no dia e horário informados com o celular conectado à internet e em um local bem iluminado.
Conforme regulamentação, haverá registro em prontuário clínico do paciente da data e hora do atendimento, tecnologia usada e número do Conselho Regional do profissional.